Laboratórios com atendimentos a sociedade
Laboratório de Virologia
ICB/UFPA
Serviços prestados
1) Rede Nacional de Carga Viral do HIV-1. Neste serviço avaliamos os níveis do número de cópias virais do HIV-1 circulantes no soro de uma pessoa vivendo com HIV. Este exame é fundamental para o acompanhamento clínico do paciente uma vez que permite avaliar, por exemplo, se a terapia antiretroviral está fazendo o efeito desejado que é levar os níveis de vírus circulante a indetectáveis. Serviço financiado pelo Ministério da Saúde.
2) Rede Nacional de Contagem de Linfócitos TCD4+ e TCD8+. Este serviço monitora o quantitativo das células T CD4+ e TCD8+ da resposta imune adaptativa, avaliando o estado imunológico da pessoa vivendo com HIV-1. Este exame, juntamente com a avaliação clínica e de carga viral permitem ao médico definir se o paciente está respondendo bem a terapia ou se está evoluindo para a Aids. Serviço financiado pelo Ministério da Saúde.
3) SAPEVH - Serviço de Atendimento à Pessoa Vivendo com HTLV. Neste serviço o LabVir realiza o diagnóstico de triagem e confirmatório da infecção pelo HTLV, discriminando o tipo viral (HTLV-1 e HTLV-2), oferecendo ao indivíduo portador do vírus um acolhimento e acompanhamento com equipe de saúde multiprossional composta por biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogo, médicos (clínico geral, dermatologista, neurologista, pneumologista e reumatologista) de modo a diagnosticar precocemente sinais e sintomas de doenças associadas à infecção. Serviço auto-financiado.
Atendimento: Quintas-feiras: 8:00-12:00. Necessário fazer agendamento e apresentar encaminhamento médico solicitando exame de pesquisa de infecção pelo HTLV.
4) Diagnóstico da infecção por Poliomavírus JC e BK. O LabVir realiza a pesquisa de genoma dos poliomavírus JC e BK em amostras ambientais (indicador de poluição de ação antrópica), de pacientes renais crônicos e naqueles com suspeita de leucoencefalopatia multifocal progressiva (LEMP). Serviço auto-financiado.
Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo
ICB/UFPA
Professor responsável:
Luiz Carlos Santana da Silva
Endereço: Rua Augusto Corrêa, 01, Campus Universitário do Guamá, Setor Básico, Instituto de Ciências Biológicas, Salas 218 e 219 - Bairro Guamá - CEP 66075-110 - Belém - Pará - Amazônia - Brasil
Parcerias e Apoio ao diagnóstico:
Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/HCPA
Serviços prestados
Ensaios enzimáticos para a Triagem e Diagnóstico Bioquímico de Doenças Raras:
Triagem Bioquímica Urinária
Benedict (agentes redutores), Brometo de CTMA (GAGs), Azul de Toluidina (GAGs), Cloreto Férrico (Fenilpiruvato, p-hidroxifenilpiruvato,
cetoácidos, ácido xanturênico), DNFH Dinitrofenilhidrazina (cetoácidos), Nitrosonaftol (metabólitos da tirosina), Elrich (Porfobilinogênio e ALA), P-nitroanilina (ácido metilmalônico), Cianeto-nitroprussiato (Aminoácidos com grupo sulfidra livre (SH) ou com ligações dissulfeto).
Dosagem de Glicosaminoglicanos
Avaliar a concentração de glicosaminoglicanos excretados na urina
Dosagem de Quitotriosidase
Ensaio enzimático utilizado como marcador no diagnóstico da Doença de Gaucher, Niemann-Pick e outras Doenças de Deposito
Dosagem de Fenilalanina e Tirosina
Dosagem de Alfa-Galactosidade A
Ensaio enzimático utilizado no diagnóstico da Doença de Fabry
Dosagem de Beta-Galactosidase
Ensaio enzimático utilizado no diagnóstico de Gangliosidose GM1, MPS IVB e Galactosialidose
Dosagem de Alfa-Glicosidase Ácida
Ensaio enzimático utilizado no diagnóstico da Doença de Pompe
Dosagem de Beta-Glicosidase
Ensaio enzimático utilizado no diagnóstico de Doença de Gaucher
Dosagem de Arilsulfatase A
Ensaio enzimático utilizado no diagnóstico de Leucodistrofia Metacromática
Dosagem de Arilsulfatase B
Ensaio enzimático utilizado no diagnóstico de MPS VI
Dosagem de Alfa-L-iduronidase
Ensaio enzimático utilizado no diagnóstico MPS I
Dosagem de Hexosaminidase A
Ensaio enzimático utilizado no diagnóstico de Doença de Tay-Sachs
Hexosaminidase A e B
Ensaio enzimático utilizado no diagnóstico de Doença de Sandhoff
Suporte diagnóstico para a Deficiência de Biotinidase
Agendamento e atendimento
O agendamento é feito através do número +55 91 3201-8030 ou presencialmente de Terça-Feira a Quinta-Feira, das 8:00h às 12:00h.
É necessária a apresentação da solicitação médica e do documento de identificação do paciente com foto.